Projeto Carnaval
Carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C.. É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.
O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.
Fatos Marcantes:
Quem acompanhou o noticiário ficou sabendo do incêndio que atingiu a Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio, no começo de fevereiro. O ocorrido entrará para história do Carnaval, não só pelo tamanho da tragédia, mas também pelo poder de superação das comunidades, que fazem essa festa acontecer, e pela solidariedade entre as agremiações, que prova que a disputa começa e termina na Quarta-Feira de Cinzas.
"Alô, Alô, Tai Carmem Miranda": No carnaval de 1972, o Império Serrano entrou na Avenida com suas alegorias praticamente no ferro. Enquanto a escola evoluía, o carnavalesco Fernando Pinto ia montando a festa da verde e branco de Madureira usando folhagens, bichos e coqueiros que estavam embrulhados em plásticos, transformando os carros alegóricos em uma linda floresta ao olhos do público. Resultado: a agremiação da Serrinha foi a campeã daquele ano e Pinto se tornou um dos gênios do Carnaval carioca.
Vestimentas:
A partir de 1870 as fantasias de carnaval tiveram grande importância para a festa, pois foi a forma que os foliões encontraram para dar um ar mais divertido ao carnaval.
Até 1930 as fantasias eram simples, com roupas adaptadas, tingidas, enfeitadas de forma ingênua, pois os materiais que poderiam enriquecê-las, como os tecidos, ornamentos, sapatilhas, adereços de cabeça, eram muito caros, aparecendo mais nos desfiles de escolas de samba. Nos clubes e desfiles de rua, surgiram os blocos, onde um grupo de pessoas vestia-se igual.
As fantasias das escolas de samba servem para explicar a história contada na letra do samba enredo. Devem ser coerentes ao tema e aparecer em harmonia com o conjunto da escola. A escola de samba é dividida em alas e cada ala possui um modelo diferente de fantasia, que deve ser respeitado e seguido por todos os integrantes.
Ritmos Musicais:
Depois de passar pela predominância do frevo, das marchinhas, do samba-enredo e do axé, o carnaval é hoje uma festa de vários ritmos musicais – como foi até o início do século passado. A avaliação é do historiador carioca Ancré Diniz, secretário de Cultura de Niterói (RJ) e autor do livro Almanaque do Carnaval. “A marchinha nunca foi um gênero musical de massa, como o samba ou o frevo. Surgiu na classe média, nos bailes carnavalescos e nos blocos de rua. O formato fica para o passado com a ascensão do samba das escolas, que foi avassaladora no Brasil inteiro. Mas o samba-enredo também vai definhar depois, com a ascensão do axé na década de 90. Hoje, novamente, no carnaval se canta tudo: samba-enredo, marcha, axé, funk, hip hop.
Blocos Carnavalescos:
No Brasil, Bloco carnavalesco é um termo usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares, sendo geralmente usado para designar, de modo genérico, diversos tipos de agremiações de carnaval.
Geralmente, o termo designa um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe e agradar.
Comentário do carnaval da escola:
O carnaval da escola foi muito divertido. Cada sala fez um bloco, e se apresentou na quadra da escola. Havia jurados para julgar os blocos. O bloco vencedor ganharia uma viagem para o shopping de Rio Preto.
Os três primeiros colocados foram:
1º lugar: 7ª B
2º lugar: 1ª série do Ensino Médio
3º lugar: 8ª B
Nenhum comentário:
Postar um comentário